Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O TOC, ou Transtorno Obsessivo Compulsivo, se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões, graves o suficiente para gerarem sofrimento ou prejuízo na vida do indivíduo.

As OBSESSÕES são pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem de forma recorrente, persistente e têm caráter intrusivo. Ou seja, são pensamentos indesejáveis que normalmente causam ansiedade ou angústia e, que geralmente o indivíduo tenta ignorar, suprimir ou neutralizar com algum outro pensamento ou ação.

As COMPULSÕES: são comportamentos repetitivos (como lavar as mãos, tomar banho, contar ou rezar) que o indivíduo tem a sensação de estar sendo compelido a realizar, em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras rígidas. Esses comportamentos são realizados com intuito de diminuir a ansiedade ou o mal estar, mas nem sempre isso acontece, e muitas vezes acabam aumentando .

As pessoas podem exibir traços obsessivos compulsivos sem propriamente terem TOC. Conhece alguém muito organizado, que não gosta de nada fora do lugar ou que tem “ mania de limpeza”? Pois é… se isso é apenas uma característica da pessoa e não acarreta problemas na sua vida não é considerado um transtorno.

Agora, se o indivíduo gasta tempo em excesso arrumando, limpando e verificando ,deixa de fazer coisas ou se atrasa por conta dos rituais, tem prejuízos no trabalho ou nos estudos por conta de pensamentos intrusivos ou repetições ou percebe que os pensamentos ou comportamentos afetam a sua vida de uma forma negativa é hora de procurar ajuda.

Os indivíduos acometidos pelo TOC muitas vezes acabam sofrendo por muitos anos sem tratamento, algumas vezes por vergonha, outras por não saberem que que se trata de uma doença e que há possibilidade de tratamento.

Rolar para cima
×