Depressão pós-parto vs Baby blues

Logo após o nascimento do bebê é comum sentir certa tristeza, vontade de chorar, insegurança e sentimento de dependência. Esse quadro é chamado “baby blues” e acontece em grande parte das mulheres nesse período.

Os sintomas são associados a alterações hormonais e emocionais e o quadro normalmente se resolve em cerca de 10-20 dias. Portanto, em alguns casos os sintomas não melhoram e o quadro acaba evoluindo para a Depressão Pós-Parto

Na depressão pós parto ocorrem sintomas como tristeza, choro fácil, instabilidade do humor, ansiedade intensa e constante, fadiga, dificuldade em dormir e prejuízo de memória.

Podem haver pensamentos muito negativos e incontroláveis, sentimento de culpa ou incapacidade de cuidar do bebê, medo de machucá-lo, dificuldade em se conectar emocionalmente como ele ou com outros membros da família e relutância em amamentar. Em alguns casos também ocorrem idéias ligadas a morte, suicídio e agressão.

A depressão pós parto tem tratamento e já existem algumas medicações que podem ser usadas de forma segura durante a amamentação. Se não tratada, a depressão pode evoluir de forma muito negativa e contribuir inclusive para alterações no comportamento e desenvolvimento da criança.

Rolar para cima
×