Canabidiol

Canabinóides são compostos químicos encontrados na Cannabis Sativa e que atuam no nosso organismo através do sistema endocanabinóide, que regula processos como a dor, sono, metabolismo, inflamação e ansiedade. Existem cerca de 100 Canabinóides presentes da Cannabis, dentre eles o CBD, THC, CBG.

O canabidiol (CBD) é o principal composto químico não alucinógeno da cannabis e tem sido usado na clínica com excelentes resultados.

O seu uso no Brasil foi autorizado pela primeira vez em 2014, para tratamento de uma paciente com um tipo raro de epilepsia refratária e desde então tem sido cada vez mais estudado.

O uso terapêutico pode ser muito amplo, já que apresenta efeitos anticonvulsivante, analgésico, antiinflamatório (central e periférico), ansiolítico, antidepressivo, antipsicótico e parece induzir melhora no sono e em sintomas motores.

Por conta disso vem sendo utilizado no tratamento de quadros de DOR CRÔNICA, como FIBROMIALGIA e NEUROPATIAS, para tratamento de INSÔNIA, ANSIEDADE, DEPRESSÃO, MAL DE PARKINSON, AUTISMO e inúmeras outras patologias.

No entanto, é importante lembrar que o Canabidiol não é um tratamento de primeira linha, ou seja, atualmente não é a primeira escolha para o tratamento dessas doenças. Pode ser usado como adjuvante em casos nos quais o paciente não tem boa resposta ao uso das medicações de primeira linha, quando o paciente tem muitos efeitos colaterais ou no intuito de diminuir a quantidade de medicações utilizadas.

As apresentações mais comuns são os óleos (uso sublingual), cápsulas (via oral ) e cremes (uso tópico).

A venda e produção dos compostos está autorizada desde 2019 e a compra é realizada mediante prescrição médica.

Categoria:
Rolar para cima
×